terça-feira, 25 de janeiro de 2011

À CAMINHO DA ESCOLA


A ESCOLA
Escola é o lugar... onde se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente.
(...) Ora, é lógico... numa Escola assim vai ser fácil estudar,
trabalhar, crescer, fazer amigos,
Paulo Freire.

domingo, 16 de janeiro de 2011

ESTÁ INICIANDO O ANO LETIVO ESCOLAR


DIA 17 DE JANEIRO/2011 OS DIRETORES DE ESCOLAS DEVERÃO INICIAR SUA JORNADA DE TRABALHO. ESTARÃO NAS ESCOLAS A PARTIR DAS 13h ÀS 17h.
SEJAM BEM VINDOS





terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Marco Tebaldi assume a Secretaria da Educação de Santa Catarina

O novo secretário de Estado da Educação, o deputado federal e ex-prefeito de Joinville por duas vezes, Marco Antônio Tebaldi, assumiu o cargo nesta segunda-feira (3), em solenidade de transmissão de cargo realizada no auditório da Secretaria (SED), no centro da Capital. Durante oito meses, a pasta esteve sob o comando do educador Silvestre Heerdt.
A cerimônia foi acompanhada por deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores de várias cidades de Santa Catarina, entre eles o vereador Gean Loureiro, que assumirá a vaga de Tebaldi na Câmara dos Deputados. Gean se comprometeu a ser o "deputado da Educação".
Além de Heerdt, Tebaldi e Loureiro, também compuseram a mesa o novo diretor geral da SED, Eduardo Deschamps, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wilson Vandal.
Transmissão de cargo
Ao se despedir da maior secretaria do Estado, com um orçamento de cerca de R$ 2,5 bilhões para 2011, Silvestre Heerdt agradeceu a todos os funcionários da Casa, pela parceria, e a sua família, pelo apoio incondicional durante sua gestão.
"Foi uma experiência gratificante e esse é um momento muito especial e significativo. Na Educação não há um fim, é sempre um recomeçar. Meus sentimentos são divergentes e convergentes. Aos que deixam a Casa: valorizem e se orgulhem do que fizeram do dever cumprido, das 200 obras realizadas neste período. Os que chegam trazem novas ideias, esperanças, impulsos e pessoas", disse o ex-secretário.
Heerdt mencionou alguns desafios a serem enfrentados pelo novo integrante do Executivo Estadual. Entre eles, ampliar o percentual de 50% de jovens com idade entre 15 e 18 anos que frequentam o Ensino Médio; ampliar a mão de obra especializada; garantir a autonomia dos gestores; valorizar sempre mais os professores e cobrar resultados.
"O secretário tem que ser o ministro da Educação, preocupar-se com ela como um todo e não apenas com a Educação pública. A SED ao ter como novo secretário o ex-prefeito da cidade que lidera o ranking na qualidade do ensino público (Joinville) certamente será frutificante", concluiu o ex-secretário.
"FAMÍLIA DA EDUCAÇÃO"
Tebaldi parabenizou Silvestre e os funcionários da Educação e disse que o trabalho segue "com alguns ajustes". No que diz respeito ao seu colegiado, eles já começaram.
Em seu primeiro discurso na secretaria, Tebaldi disse que a partir de agora, "o seu partido será chamado de EDUCAÇÃO". "Eu, o ministro da Educação (Fernando Haddad), e o deputado Gean temos ideologias políticas diferentes, mas um foco único. Vamos construir a família da Educação", ressaltou ele.
Ações
Ainda durante a transmissão de cargo, Tebaldi anunciou a construção conjunta de um planejamento estratégico com as instituições públicas de ensino catarinenses, que irá nortear sua gestão. Ele também ressaltou que pretende manter um diálogo "forte" e aberto com os municípios em relação a transporte e municipalização do ensino; com as instituições privadas; com a imprensa e com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE).
Site: http://sed.sc.gov.br/secretaria/noticias/2739-marco-tebaldi-assume-a-educacao-de-santa-catarina

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

FÉRIAS PARA O ALUNADO

DESCANSO,LAZER E MUITA PISCINA.

domingo, 2 de janeiro de 2011

INÍCIO DO ANO LETIVO ESCOLAR -



ANO LETIVO ESCOLAR 2011
As aulas nas escolas da rede estadual de Educação terão início no dia 7 de fevereiro de 2011. Os servidores retornam ao trabalho no dia 1º do mesmo mês. O primeiro recesso escolar do próximo ano será entre os dias de 18 e 29 de julho, com reinício das aulas no dia 1º de agosto.
Nos dias 8 de março, 21 de abril, 23 de junho, 7 de setembro, 2 e 15 de novembro (feriados nacionais) e 15 de outubro (Dia do Professor) não haverá atividades escolares.
De acordo com a Diretoria de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação (SED), os dias letivos previstos no calendário que não forem cumpridos em função de ponto facultativo serão, obrigatoriamente, compensados com aula em data anterior ao fato ou em horários de contraturno, também anterior à data.
Para qualquer aula não ministrada no transcorrer do ano letivo será aplicado o critério de antecipação ou oferta em horários alternativos.
Vale lembrar que, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as escolas das redes pública e privada têm de cumprir, no mínimo, 200 dias letivos.
Confira o calendário escolar da rede pública estadual para 2011
1º /02 - Início das atividades dos professores e demais servidores.
07/02 - Início das aulas do 1º semestre.
18/07 a 29/07 - Recesso escolar para os alunos.
01/08 - Reinício das aulas do 2º semestre.
20/12 -Término das atividades escolares.
DONA ELMA